Como recuperar a senha de acesso ao SIGA.UEM?

Uma das maiores solicitações que temos recebido, por parte dos utilizadores do SIGA, é a recuperação da senha de acesso ao Sistema, pois muitos utilizadores não se recordam das senhas que eles definiram durante o primeiro acesso ao Sistema. Infelizmente, por enquanto, por motivos de segurança, o SIGA ainda não possui um mecanismo automatizado de recuperação de senha. Sendo assim, a recuperação da senha é realizada manualmente nos sectores de Registo Académico das Faculdades/Escolas da universidade, ou então na Direcção de Registo Académico Central.

Porque não posso recuperar minha senha por via online?

Num cenário ideal, as senhas de acesso deveriam ser recuperadas por via online, usando Email ou SMS do utilizador que pretende recuperar. Mas infelizmente, neste momento, grande parte dos dados de contacto dos utilizadores estão desactualizados, pelo que este mecanismo funcionaria apenas para uma pequena parte dos utilizadores. No futuro, quando todos utilizadores do SIGA actualizarem seus dados de contacto, iremos activar estas formas de recuperação de senhas.

Outra forma de recuperação online da senha, seria por via do atendimento online disponivel no rodapé de todas as páginas do SIGA mas, o tamanho reduzido da actual equipa de suporte(1 atendedor para 50mil utilizadores), torna dificil este tipo de atendimento, uma vez que várias perguntas de teste deveriam ser feitas, para garantir que o utilizador que está a recuperar a senha é realmente o dono do perfil que pretende aceder.

Então, como recuperar manualmente a minha senha?

Docentes e estudantes dos cursos presenciais

Para estudantes e docentes, dos cursos presenciais, basta se dirigir ao sector de registo académico da sua faculdade/escola, para proceder a recuperação da senha perdida. Os técnicos do Registo Académico irão proceder a alteração da senha, e fornecerão uma senha temporaria que deverá ser alterada novamente após o  proximo acesso ao Sistema.

Estudantes de cursos á distância

Estudantes de cursos leccionados á distância, deverão contactar o Centro de Ensino á Distância para proceder a recuperação da senha de acesso ao SIGA, em caso de esquecimento.

Funcionários da Universidade

Outros funcionários da Universidade(Registo Académico e outros orgãos com acesso ao SIGA) deverão contactar a Direcção de Registo Académico Central para proceder a recuperação da senha.

É a primeira vez que tento aceder ao SIGA!

Se esta é a primeira vez que tenta aceder ao SIGA, e não conhece os seus dados de acesso, pode tentar os dados de acesso iniciais, que são:

Estudantes

Username:Email Institucional ou Número de Estudante
Senha:Número de Estudante

Docentes

Username: Email Institucional, que será fornecido pelo Registo Académico da Faculdade
Senha:Senha Inicial que será fornecido pelo Registo Académico da Faculdade

Funcionários

Username: Email Institucional, que será fornecido pelo Registo Académico Central
Senha: Senha Inicial que será fornecido pelo Registo Académico Central

Que Cuidados ter com a senha de acesso ao SIGA?

Nunca forneça a ninguem a sua senha de acesso ao SIGA, pois esta é de uso exclusivo. 

Sempre que possivel, tente memorizar a sua senha, para evitar problemas durante o acesso ao SIGA posteriormente