Bem Vindo ao SIGA e ao Webmail Institucional da UEM
Caro Estudante,as instruções a seguir pretendem ilustrar como usar o SIGA, Sistema Integrado de Gestão Académica e o Email institucional da Universidade Eduardo Mondlane, para tratar de assuntos académicos.
1. Seu Endereço de Email
A partir de agora, todos estudantes poderão contar com um email institucional, para que possam se comunicar com outras entidades, internas ou externas á Universidade, para tratar de assuntos que tenham a ver com a instituição. Este email tem o formato "nome@uem.ac.mz" e é disponibilizado pela Direcção do Registo Académico a partir do SIGA, Sistema Integrado de Gestão Académica.
Actualmente, os emails institucionais de quase todos os estudantes da Universidade já estão disponíveis e podem ser usados imediatamente. Para tal, Apenas precisa conhecer o seu endereço de email e a senha inicial, usando os procedimentos explicados neste documento. Existem várias formas de saber qual o seu endereço de email, conforme descrito a seguir:
1. Atravês das Listas Afixadas
As listas com os emails institucionais já disponiveis foram enviadas para todas as faculdades e
departamentos, e provavelmente poderão ser encontrados na Secretária da respectiva
faculdade/Departamento, no Registo Académico da Faculdade/Departamento ou então serão afixadas na
vetrine da respectiva Unidade Orgânica.
2. Atravês dos Comprovativos da Direcção do Registo Acadêmico
Todos os comprovativos(Matrícula, Renovação de Matrícula, Mudança de Curso,etc.) emitidos pela
Direcção do Registo Académico passarão a ter uma referência ao Email institucional do respectivo
esrtudante, sendo esta,porém, uma forma alternativa de saber qual é o seu Email Institucional na UEM
Senha de Acesso ao Seu Email
Para além do Endereço de Email, é necessário que o usuário tenha uma Senha de Acesso, para poder aceder ao seu email institucional.
A senha de acesso inicial ao sistema é o número de estudante do estudante ao qual o email pertence. Depois do primeiro acesso, é obrigatorio que todos os usuários troquem as suas senhas, para uma maior segurança e privacidade. O sistema automaticamente fará o redireccionamento do usuário para a secção de alteração da senha.
Por exemplo, se o seu email institucional for nome.apelido@uem.ac.mz e o seu número de estudante for 20140001, a sua senha será 20140001.
Acedendo ao Email Institucional da UEM
Depois de conhecer o seu endereço de Email e a sua senha, poderá aceder ao seu email institucional clicando no link https://siga.uem.mz/webmail
Acedendo ao Sistema Integrado de Gestão Académica
Para além do email institucional, A Direcção do Registo Académico também permite que todos os estudantes tenham acesso ao Sistema Integrado de Gestão Académica, SIGA para que possa visualizar os seu perfil na Universidade, assim como alterar os seus dados de contacto.
Os dados de acesso ao SIGA, Nome de Usuário e Senha, são respectivamente o seu Email institucional e a senha é o seu número de estudante. Note que a senha de acesso ao SIGA também precisará ser trocada após o primeiro acesso, mas nao precisa necessariamente ser a mesma senha que o seu email institucional.
Dúvidas, Opiniões, Sugestões
As dúvidas, opiniões, sugestões e pedidos de exclarecimento relacionadas aos servicçs de email
institucional e ao Sistema Integrado de Gestão Académica da UEM poderão ser enviadas para os
seguintes endereços:
siga.admin@uem.ac.mz
Para mais exclarecimentos, por favor contacte a Direcção do Registo Académico da Universidade Eduardo Mondlane